quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Jardins selvagens

O Jardim Selvagem

O Jardim selvagem, dá prioridade às plantas indígenas para acolher e preservar a fauna local. Um jardineiro irlandês, do séc. XIX, William Robinson, foi o pai desta ideia, o que faz dele um protector do ambiente e da biodiversidade.
 
O Jardim selvagem ou natural deve privilegiar a conservação de espécies naturais . A crescente actividade de colonização de espaços naturais para diversos fins, reduz constantemente os espaços propícios ao desenvolvimento da biodiversidade. A escolha de manter ou criar um jardim natural/ selvagem, tem como fim a preservação da biodiversidade.
O jardim selvagem deve pretender muito mais que a simples harmonia de cores ou das  formas,pois deve preocupar-se mais em criar um biótipo que mantenha em harmonia as plantas e os animais. Para que tal seja possível é proíbido o uso de herbicidas, fertilizantes químicos ou insecticidas. O  respeito pela flora selvagem favorece a presença continuada dos insectos e de outroa animais que se alimenta, destes.
Para construir um jardim selvagem é necessário aceitar a liberdade das plantas na natureza. A vegetação pode crescer em cima de muros, velhos troncos ou pilhas de pedras; estes poderão ser abrigos preciosos para a fauna. Não tenha medo que esta "liberdade" possa parecer um jardim abandonado ou que dê uma imagem de "falta de manutenção".
 
 
Plantas
As plantas indígenas representam a quase totalidade das plantas de um jardim selvagem. Habituadas ao solo e ao clima, resistem bem às variações de estação e precisam de pouca manutenção. A fauna local, para se alimentar e se proteger dos predadores, utiliza este tipo de plantas para se alimentar ou proteger.Deste modo o jardim ficará cheio de insectos e de pássaros! Podem incluir-se espécies como por exemplo o girassol, de grande interesse na cadeia alimentar, oferecendo ao mesmo tempo pólen para as abelhas e borboletas e  sementes para pássaros e outros animais.

 
 
 
Dividido por zonas, o jardim abrigará diferentes plantas e consequentemente maior variedade de animais. As sebes, feitas de várias plantas diferentes não deverão ser podadas para permitir que os pássaros nidifiquem e se alimentem, e um espaço deixado "abandonado" produzirá uma grande diversidade de flores que irão atrair insectos. Os arbustos ou maciços de plantas poderão abrigar os pequenos roedores, os ouriços e pássaros. se conseguir  manter uma zona húmida, poderá ainda atrair pequenos animais, batráquis e insectos que vivem perto da água.
 

 
Manutenção
O conceito de jardim selvagem convém perfeitamente aos amadores de jardim que preferem passar mais tempo a admirá-lo do que a ter trabalho com ele! No entanto, para que isto aconteça, tudo terá de ser bem planeado e pensado, para que determinadas espécies se sobreponham demasiado a outas menos resistentes.Será necessário fazer um mínimo de manutenção.
O objectivo não é limpar e manter tudo muito limpo e demasiado "arrumadinho", devemos deixar o jardim crescer e desenvolver-se naturalmente ao longo das estações, propocionando abrigos para a fauna.Convém por exemplo esperar pela Primavera para retirar caules secos, que serão um excelente abrigo para insectos no Inverno.
A erva quando for cortada deve ser deixada algum tempo no campo para que os insectos possam abandonar os pés cortados e irem abrigar-se noutros arbustos. Não se deve podar as plantas todas de uma vez pois isso seria terrivel para os insectos que ficariam sem a sua fonte de alimentação ou de proteção. Cardos e urtigas são fundamentais em todo e qualquer jardim selvagem desde que não ocupem todo o jardim. 
 
Preferencialmente devem usar-se  ferramentas manuais, ou eléctricas, nunca a gasolina que é extremamente poluente. O “mulching” ou seja colocar palha ou erva seca  no solo para espaçar as regas serve para  proteger as plantas jovens e alguns tipos de animais.

Sem comentários:

Enviar um comentário