quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Jardim do Campo Pequeno




Nome Científico: Callistemon sp
Nome Popular: Escova-de-garrafa, lava-garrafas

Família: Myrtaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Austrália
Ciclo de Vida: Perene



Escova-de-garrafa é o nome popular das plantas do gênero Callistemon. Este género possui 34 espécies catalogadas, sendo a grande maioria delas originária da Austrália. As escovas-de-garrafa apresentam porte arbustivo ou de pequena árvore, alcançando de 3 a 7 metros de altura. As folhas são em geral pequenas, lanceoladas a lineares, verdes, perenes e aromáticas, tornando-se cor de bronze com o tempo.

No entanto é nas inflorescências que reside o encanto desta árvore, elas tem um formato cilíndrico com numerosos estames, semelhantes às escovas utilizadas para lavar garrafas.No Verão, elas dão lugar aos frutos, pequenos, lenhosos e bem aderidos aos ramos.
Nos jardins esta planta pode ser plantada como árvore isolada, mas presta-se a ser plantada para sebes , não muito compactas, mas vistosas se podadas regularmente.
A sua rusticidade e baixa manutenção, aliados ao seu crescimento moderado, fazem da escova-de-garrafa a árvore de eleição para os últimos arranjos paisagísticos da Câmara Municipal de Lisboa.

Devem ser cultivadas em pleno sol, não sendo exigentes quanto à fertilidade do solo. Em geral adaptam-se muito bem a solos secos. Apreciam o frio subtropical ou mediterrâneo e toleram as geadas. Podas radicais não são toleradas. Adubações anuais estimulam uma intensa floração. Multiplicam-se por sementes e por estaquia de ramos semi-lenhosos. Os pequenos frutos devem ser colhidos e armazenados em sacos de papel, em estufa morna e seca até a liberação das sementes.

1 comentário: